0

Na aula de física, entenda como funcionam os robôs

Posted by Blog de Física on 19:54
Os robôs são dispositivos que já fazem parte da rotina do homem. Eles agem de forma autônoma, programada ou através de estímulo humano – que pode ser sonoro, luminoso ou por intermédio do toque. A robótica, ciência que estuda a montagem e a programação de robôs, foi o assunto do Projeto Educação de quarta-feira (05).
Os robôs, geralmente, são feitos com a aparência próxima do ser humano. Da mesma forma que temos os cinco sentidos (olfato, paladar, tato, visão e audição), o robô tem sensores. “Esses sensores vão fazer com que eles se relacionem com o meio, através de alguns sentidos, como o som, luz e toque”, explica o professor de Física, Beraldo Neto.
Em uma escola particular em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, os robôs já são uma realidade. Eles foram montados e programados por alunos do 1º ano do Ensino Médio. E é no laboratório onde os estudantes aprendem, na prática, a importância da robótica no dia a dia das pessoas.
“O objetivo principal da robótica é que a gente consiga desenvolver tecnologias que vão fazer parte do nosso dia a dia. Não tem sentido estar estudando alguma coisa sem que não for ajudar o cidadão comum nas atividades de sua rotina”, afirma o professor.
Na indústria, por exemplo, algumas tarefas são extremamente repetitivas, tornando o trabalho cansativo para o homem. Outra vantagem dos robôs é que eles podem fazer tarefas perigosas e complicadas, com precisão, evitando que o ser humano se arrisque. O sensor de presença e a porta que abre e fecha automaticamente são exemplos de robôs, explica o professor.
“O sensor de presença funciona com ondas eletromagnéticas, chamadas raios infravermelhos. Na realidade, o que eles detectam é a onda de calor. Quando alguém entra num ambiente, o fotosensor detecta a temperatura corporal entre 34° C e 36° C, capta essas ondas de calor e vai fechar o circuito. Aí a lâmpada acende”, explica o professor.
Já a maioria das portas automáticas trabalha com micro-ondas, ou seja, o robô emite uma onda eletromagnética, a onda bate no obstáculo e volta. “Existe um tempo para a onda ir, bater e voltar. Se você interfere nesse caminho, esse tempo vai reduzir. Ele sabe que tem alguém que está ali, em frente à porta, então imediatamente ele abre. Basta que alguém interfira no caminho percorrido pela onda”, diz Beraldo Neto.


|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 BLOG DE FÍSICA All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates